4 de junho de 2011

Trigeza Cronada desafia Vossa Senhoria, Criador e Nosso Deus



Photobucket

Saudações caros leitores deste humilde blog, através desta postagem com nome estranho venho fazer um post que a muito queria fazer, trata-se da comparação dos jogos Final Fantasy VI (Vossa Senhoria, aquele que cativa vossos corações) e Chrono Trigger (aquele que todos babam quando jogam, obviamente, sem conhecer Vossa Senhoria, ou àqueles que conhecem, não compreenderam o real sentido ideológico do jogo).

Fiz uma pequena citação, e falei pouco a respeito disso no post em que falo sobre meu amor incondicional por nosso Deus Final Fantasy VI, hoje venho falar de forma mais aprofundada sobre este tópico um tanto quanto interessada.

Claro que se você for mais um daqueles babões por Trigeza Cronada, ao terminar de ler este post tudo o que vai querer na sua vida é encontrar um Death Note, descobrir meu nome completo e saber as formas de meu rosto, ou simplesmente saber o meu paradeiro e vir até aqui me assassinar a sangue frio.

Photobucket

Deixo claro que odeio fazer comparações, mas quando se fala de Final Fantasy VI, ocorre um frenesi onde o poder supremo toma conta e transformo-me em um advogado do divino. Essa batalha já tem sido tão duradoura e sanguinária quanto a luta do Super Nintendo Entertainment System e Sega Mega Drive, que atravessou gerações, onde a minha presença é totalmente necessária.

Aviso antes de mais nada, que é recomendável que você só leia este artigo se tiver terminado de jogar AMBOS os jogos, ter terminado só o Chrono Trigger ou só o Final Fantasy VI, ou nenhum dos dois (principalmente), não rola, queremos pessoas com bons argumentos por aqui.

Enfim...



Quando digo que quem prefere Chrono Trigger a Final Fantasy VI (claro que me refiro àqueles que jogaram e TERMINARAM ambos os jogos, muita gente joga facas e aponta para Vossa Senhoria sem ao menos tê-la desbravada totalmente) é porque não entende a complexidade existente em Final Fantasy VI, não falo brincando. Abaixo seguem boa parte de meus argumentos do por que que falo isso tão veementemente. Claro que nem sempre as pessoas preferem coisas mais complexas, existem pessoas que preferem jogar video game para esfriar a cabeça e garanto que Final Fantasy VI deixam as pessoas mais pensativas, o que pode não ser um fato agradável para quem realmente não quer ficar de cabeça quente.

A real necessidade de continuações

Mesmo após o término do jogo, ainda existem muitas perguntas que não foram respondidas, muitos "quês" no ar, sendo que boa parte dessas perguntas só podem ser respondidas em documentos oficiais escritos somente em japonês pela Squaresoft, como a infância de Kefka Palazzo, a relação entre Kefka e Celes Chere e a mentalidade de Kefka. O que também possibilita perfeitamente a criação de uma continuação que a Squaresoft decidiu não fazer (ora agradeço, ora condeno a empresa por tal).

Photobucket

Já em Chrono Trigger, embora tenha duas continuações oficiais (Radical Dreamers e Chrono Cross), não há motivo da existência das mesmas, quem jogou Chrono Trigger sabe que a história começa, desenrola e termina ali, e acabou, nem as histórias das próprias personagens (com exceção de Magus) foram bem exploradas (algo que em Final Fantasy VI ocorre de forma impecável).

Complexidade inicial

A complexidade de Final Fantasy VI pode ser para muitos a coisa mais cansativa do jogo, já que o jogo já começa lhe tacando muita história e as pessoas se sentem perdido em meio a tanta informação (começa falando de Guerra dos Magi, Império, Espers, ambição dos seres humanos, Destruição do mundo, Returners, etc), sem contar que já começa com um clima meio sombrio (alguém aí falou da abertura?), numa cidade onde não há ninguém e só aparecem soldados querendo lhe enfrentar. A história começa ter algum sentido quando se chega no Castelo de Fígaro, onde o clima fica, mesmo que por pouco tempo, um pouco mais agradável.

Photobucket

Com relação a isso, Chrono Trigger é bem mais legal com o jogador, o jogo começa em festa, com uma história bem tranquila (o mais complexo de Chrono Trigger é entender os motivos de Lavos na destruição do mundo e de como acontecem as viagens no tempo, e só) e com tudo bem amigável, o jogador se sente mais confortável neste meio. Não que isso seja um ponto positivo, mas sim que faz com que o jogador não crie tantas perguntas quanto em Final Fantasy VI, agora se é bom ou ruim, depende de cada um, o fato de ter mais perguntas pode fazer com que o jogador sinta mais vontade de jogar a fim de procurar respostas ou de fazer ele desistir porque achou o jogo muito confuso.

Protagonista(s)

Em Chrono Trigger, o protagonista é mudo, e mora em uma casa alá Pokémon (Seu quarto e Cozinha. Conclusão: Sua mãe dorme na cozinha). Particularmente, odeio protagonistas mudos, talvez esse seja um dos principais motivos que não me inspiraram a zerar algum jogo da série The Legend of Zelda. História? Que nada, ele não tem, mais uma semelhança com Pokémon: a única história a respeito do personagem é que ele mora com sua mãe numa cidadezinha.

Photobucket

Agora em Final Fantasy VI, para começar, não há protagonista, há quem diga que seja a Terra (ou Tina no Japão), mas se ela fosse tão importante assim, você precisaria terminá-la com ela no seu time, certo? Mas isso nem sequer é preciso, ela não está dentre os três personagens obrigatórios para a batalha final (Celes, Edgar e Setzer). Ao todo, são DOZE Protagonistas (Os catorze personagens fixos na sua equipe, com exceção de Umaro e Gogo, que são mudos), todos eles com carisma - se ser mudo é ser carismático isso convém de cada um - e personalidades próprias. Histórias? Sim, CADA UM deles tem as suas, algumas mais aprofundadas e outras não são muito exploradas, até porque, ter doze histórias paralelas aprofundadas mais a história do jogo iria ser coisa demais.

Sistema de Batalha

Em Final Fantasy VI é mais desgastante, já que ele utiliza o mesmo método utilizado por vários RPGs, que é aquele em que monstros podem aparecer aleatoriamente em calabouços e espaços determinados (até porque, entrar em uma batalha com um monstro dentro de uma casa em uma vila tranquila seria no mínimo bizarro), porém, pela riqueza de formas de ataque (Golpe Físico, Magia, Habilidades especiais de cada personagens, utilização de itens, invocação de Espers, etc), é possível criar inúmeras estratégias, ainda mais quando se está próximo ao fim do jogo. Trata-se daquele sistema onde você DEVE saber que o menor espaço entre dois pontos é uma linha reta, a menos que você queira deixar seus personagens fortes.

Photobucket

Em Chrono Trigger, é utilizado um sistema de luta mais inovador e mais dinâmico, onde os personagens interagem com o cenário, e dependendo da posição dos inimigos, um mesmo ataque pode afetar mais de um inimigo (o que pode tornar a luta um tanto quanto mais fácil), além de haver golpes em que os personagens podem unir suas forças num único ataque (ataques duplos e triplos). Porém, a riqueza de estratégias que podem ser feitas, embora ainda seja grande, é menor que em Final Fantasy VI.

A opinião sobre qual sistema de batalha é melhor é bem relativo, particularmente, prefiro o do Chrono Trigger (talvez seja a única coisa que prefira com relação a Vossa Senhoria...), mas gosto do sistema de Final Fantasy VI, principalmente por haver um grande número de estratégias que podemos fazer. O fato de poder utilizar 4 personagens ao invés de 3 também torna a luta mais estratégica, mas nem por isso mais fácil.

Mapa

Chrono Trigger explora uma coisa interessante que é o movimento da terra durante os anos, semelhante com o ocorrido no planeta Terra, mas ainda há coisas sem explicação (alguém aí falou daquela destruição que aconteceu na Antiguidade e que não afetou o Passado e o Presente?). Chrono Trigger também não explica de forma convincente a existência do Fim dos Tempos.

Photobucket

Final Fantasy VI tem uma grande diversidade de cidades e vilarejos, sem contar os estábulos de Chocobos escondidos pelo mapa principal. Em World of Ruin, trabalhou com coisas muito interessantes, principalmente a respeito da Trilha da Serpente e da separação de alguns continentes com relação aos ataques de Kefka.

O mapa de Chrono Trigger é bem menor que o de Final Fantasy VI, só pode ser considerado maior se formos juntar TODOS os mapas do jogo, mas aí juntarmos também com o mapa de World of Ruin, nem eu sei dizer qual é maior... de qualquer forma, as viagens na Blackjack e na Falcon são muito mais divertidos que as viagens na Epoch.

Magia

Final Fantasy VI explora de forma FANTÁSTICA a Magia, na verdade, o jogo praticamente gira ao redor disso, porém, os humanos não precisam NECESSARIAMENTE dela para sobreviver, apenas a querem para poder sobreviver do frio, do calor e do ataque de monstros e bestas do planeta, ou, claro, para poder ter domínio sobre o planeta e seus habitantes. Ele tem uma história incrível sobre a magia - boa parte nem ao menos é contada no jogo, se não ficaria muito extenso -, essa história pode ser lida na quarta edição da Game Sênior.

Photobucket

Em Chrono Trigger, bem... Que merda é aquela de ficar dando três voltinhas no rato? Aquilo é o cúmulo do ridículo, não tem o menor nexo, com certeza, é o que mais me decepciona em Chrono Trigger: a forma como ele NÃO explorou bem a magia. Enfim, gosto é que nem bunda, cada um tem a sua.

Relação entre os personagens

Em Chrono Trigger, há um grupo de no máximo 7 pessoas, onde nem todas elas se relacionam no jogo diretamente (alguém aí falou de Robo?). As maiores relações entre personagens que temos é a "clássica" relação da protagonista com uma menina que no final termina em casamento. Também há a bonita relação de Robo com Lucca, a relação nem tão amistosa de Frog e Magus, a relação de irmãos entre Schala e Magus, entre outras, mas basicamente se resume a isso: relação de grupos isolados, formados por no máximo três pessoas, com raras exceções, como a morte de Crono, a tentativa de salvar a mãe de Lucca, entre algumas poucas outras. Confesso que talvez tenha sido um pouco mais preconceituoso neste quesito.

Photobucket

Em Final Fantasy VI, percebe-se claramente a existência de motivos REAIS para derrotar Kefka (ao contrário de Chrono Trigger, que tem aquela famigerada história de "queremos salvar o mundo..."), pois houve pessoas que foram afetadas DIRETAMENTE pelo vilão (Cyan, Edgar, Terra, Celes e Locke), sem contar aqueles que foram afetados indiretamente ou estavam sendo ameaçadas, mesmo que indiretamente (Sabin, Strago, Relm e Shadow). Sem contar que em vários momentos no Airship (seja na Blackjack ou na Falcon), há uma enorme interação entre os mesmos, mas não em grupos fechados. Destaque para a relação, ainda que isolada, de Locke e Celes, que apesar de tudo, no final, NÃO terminou em casamento.

Conhecimentos e Reflexões

Em Chrono Trigger, é demonstrado conhecimentos e atitudes que nos levam a reflexões como dinâmica da terra (já dito anteriormente), conhecimento temporal (ainda que... deixa pra lá), justiça (tribunal do Castelo de Guardia, onde Chrono é condenado), união (ainda que menor do que Final Fantasy VI), honra e lealdade (Frog que o diga), que dinheiro não é tudo (Marle querendo sua liberdade), ambição dos seres humanos (ainda que MUITO menor que Final Fantasy VI), entre outros que não me lembro por hora.

Photobucket

Em Final Fantasy VI, é demonstrado conhecimentos e atitudes que nos levam a reflexões como corrompimento da mente humana (Kefka principalmente... Terra, Celes e Shadow também sofreram por isso), a existência e o poder de Deus (Kefka novamente), a união (também presente em Chrono Trigger, mas muito mais presente em Final Fantasy VI, em vários momentos), senso de justiça (ainda que diferente de Chrono Trigger, pode ser visto através de General Leo), sobrevivência dos seres humanos através de suas próprias forças (vistas através das máquinas a vapor e minas de carvão exploradas em Narshe), honra e lealdade (visto através de Cyan), valorização da família (também presente em Chrono Trigger, mas visto de forma diferenciada e mais "bruta" em Final Fantasy VI através de Cyan e de Celes), mentira utilizada como estratégia (utilizada por Gestahl quando o portão dos Espers é aberto), suicídio (visto através de Celes em World of Ruin), preservação da história (no Castelo Perdido), entre outros que não me lembro por hora.

Ambos mostram conhecimentos e nos trazem reflexões muito boas, mas convenhamos, a forma como os fatos são tratados em Final Fantasy VI são muito mais fortes, vai dizer que ninguém ficou chocado com a tentativa de suicídio de Celes e com a destruição do mundo feita por Kefka?

Batalha Final

Em Chrono Trigger, a batalha final (depois de já ter destruído as duas carcaças de Lavos...) ocorre em um vórtice temporal maluco, que embora seja bastante emocionante, não é bem explicado, além do "verdadeiro" Lavos estar escondido em uma forma pequena no lado direito - garanto que muitos demoraram para sacar isso. Na batalha final, a sensação do jogador é mais ou menos a seguinte: "Finalmente vamos salvar o planeta!".

Photobucket

Em Final Fantasy VI, a batalha final ocorre num cenário divino, onde mostra Kefka com todo o seu poder, onde o mesmo é colocado na posição de um Deus (Final Fantasy VI trabalha também com temas religiosos), não que seja algo como Saint Seiya, mas sim como algo que "Finalmente o desgraçado está na nossa frente, é a nossa única chance de nos vingar", em Chrono Trigger, não há motivos DIRETOS para eles terem esse pensamento. Na batalha final, a sensação do jogador é mais ou menos a seguinte: "Finalmente chegou a hora de acabar com esse filho da put* desgramado do Kekfa!!!".

Photobucket


Conclusão

Quero ressaltar que gosto bastante de Chrono Trigger apesar de tudo, mas me senti na obrigação de fazer este post a fim de comparar pontos de ambos os jogos. Meu objetivo não é dizer que Final Fantasy VI é melhor que Chrono Trigger, isso não é sadio e não é do meu feitio fazer este tipo de coisa, mesmo com todos já sabendo a minha opinião a respeito. Cada um tem o gosto que quiser, mas se alguém desprezar Vossa Senhoria, eu chego na voadora e caio matando.

Photobucket

Lembrando que a ideia deste texto é fazer com que o leitor reflita sobre o que foi dito, não posso obrigar ninguém a tomar posse da ideia, tentei explicar da forma mais simplificada o possível o quão a complexidade de Final Fantasy é fantástica! Só não falei da trilha sonora porque aí iria vir gente com mais de 8000 pedras na mão, pois já é de conhecimento público que acho a trilha sonora de Final Fantasy VI umas 10 vezes melhor que a de Chrono Trigger, mesmo a deste sendo muito boa.

Enfim, é isso, só espero que ninguém fique de mal de mim por causa deste texto... só não peço para não deixarem de me seguir no Twitter porque sei que isso será inevitável, mas desde o começo sabia que quando apertasse o "Publicar Postagem", teria -5 followers no Twitter em 2 dias.

Até mais,
Wolfwood


50 comentários:

  1. Prevejo inúmeras pedras atiradas no seu caminho...=D

    Bom, eu joguei e terminei ambos os jogos, acho os dois fantásticos, cada um à sua maneira. Fico com Chrono Trigger por um fio de cabelo (me simpatizei profundamente pelos personagens, mesmo com a sua "falsa profundidade" que você destacou), mas isso é por questões pessoais mesmo. Mas entendo perfeitamente quem prefere FF III/VI, que, para mim, é o ápice da série (quem elege FF VII não percebe os inúmeros defeitos desse jogo).

    Enfim, o sue post pode ser polêmico mas é bom termos posts desse tipo, ele incita discussões e novas visões acerca dos jogos em questão.

    ResponderExcluir
  2. Olha só, o primeiro herege já apareceu... Incrível é que você foi o primeiro a comentar, 1 minuto antes de postar no Twitter que ninguém havia comentado ainda.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante (e corajoso de sua parte) fazer uma comparação direta entre (na minha opnião, os dois melhores RPG's do Snes) ainda mais tendendo para o lado de FFVI.^^
    Bem, como você (provavelmente prevendo os xingamentos que ceceberáXD)o gosto é questão pessoal eu prefiro CT por ser uma experiência muito mais acessível e divertida, mas também adoro FFVI, mas acho que ele cansa bastante em vários pontos, principalmente pela mecânica de batalhas aleatórias e aquele mapa em Mode 7 que era mania nos ultimos RPG's do Snes, mas acabava sendo mais confuso que util (na minha opnião). A questão da trilha sonora é complicada também. As duas estão entre as melhores de todos os tempos, mas ainda fico com o tema de Frog^^.
    Agora, na parte dos motivos contra o chefe, vale lembrar que a parte do "vamos salvar o mundo" se ramifica em várias outras motivações durante o game, principalmente quando a história de Magus é revelada.Pessoalmente acho que CT ganha em questão de carisma dos personagesn, já que tendo menos, pode-se trabalhar melhor em cada um ao contrário de FFVI que tem algusn personagens maio Wathever como Gau e o Moogle.
    Bem, tai um caso que não adianta ficar discutindo e sim jogar e apreciar essas duas obras de arte gamísticas.Hehe

    ResponderExcluir
  4. [i]isso não é sadio e não é do meu feitio fazer este tipo de coisa, mesmo com todos já sabendo a minha opinião a respeito[/i]

    Achei engraçadaa frase :D Os dois jogos são muito bons. Prefiro Chrono Trigger pela ótima narrativa e pela inovação geral da obra - finais múltiplos, viagens ao tempo, batalhas no mapa, morte do protagonista, entre várias outras coisas. Além da narrativa maravilhosa. Final Fantasy VI ganha na minha opinião no quesito vilão - não acho que algun jogo tenha um personagem mais odiável que Kefna.

    Agora dizer que as histórias dos personagens de CT não foram bem exploradas é muito... estranho pra mim. Chrono é o bom moço, feito para o jogador admirar e se identificar. Mas todos os outros personagens tem uma história interessante e bem desenvolvida. Gostaria de saber o que é "explorar bem" pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Mais dois hereges, as pessoas não compreendem a mecânica e sistemática do jogo. Vocês deveriam louvar mais Vossa Senhoria!

    Chrono Trigger tem mais carisma nos personagens? Bah, o número de piadinhas e vezes descontraídas não chegam nem na metade das vezes em que isso ocorre em Final Fantasy VI.

    Bom, quando digo explorar bem a história, digo principalmente na parte de haver mais foco na mesma (Magus, Lucca e Frog tem isso, e só, dos sete personagens ao todo, o resto não passa de historinha de amor, ou como já foi dito no caso do Crono, nem isso), as histórias de Robo e Marle se resumem a dois breves trechos no jogo inteiro.

    Final Fantasy VI é, de fato, mais pesado, mas isso que é o legal! Ele deixa mais perguntas no ar, e eu sei que esse é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas prefiram mais Chrono Trigger (que por sinal, é muito mais agradável e amigável, além de ser mais concreto e menos "confuso") do que Final Fantasy VI.

    ResponderExcluir
  6. Lobim...Vc diz no texto que "o objetivo não é dizer que Final Fantasy VI é melhor que Chrono Trigger", mas quer que todos concordem q FFVI é melhor.Provavelmente só vão aparecer "hereges" desse jeito.Hehe.

    Só seria mais polêmico se vc tentasse convencer a quem começou a jogar RPG em videogame por Final Fantasy VII (99% da geração Playstation), de que FFVI é melhor.Ae, fica a sugestão!hehehe

    ResponderExcluir
  7. Final Fantasy 10
    Chrono Trigger 0

    Final Fantasy WINS

    Flawless Victory

    ResponderExcluir
  8. Sou seu Fã você é meu heroi T_T
    Defensor do jogo sagrado Final Fantasy
    Só a Opera house humilha o jogo inteiro do chrono trigger :D

    ResponderExcluir
  9. JC:
    Eu penso em fazer isso, o problema é que eu ainda nem zerei Final Fantasy VII (está sendo o jogo que estou jogando atualmente).

    Tentei ser o mais imparcial possível, mas é difícil deixar algum jogo no mesmo nível de Vossa Senhoria Final Fantasy VI.

    Aos anônimos: Hereges não sois, porém, odeio quando as pessoas não se identificam...

    ResponderExcluir
  10. Entao irei me identificar U_U
    e que estava com preguiça de logar rum.

    ResponderExcluir
  11. Oii, Lobim, Lobim, Lobim... Bom para começar, vc sabe que eu não serei a que irei atirar pedras. Claro que não! Mas que fique claro: Eu AMO os dois jogos! As vezes fico na dúvida sobre o meu favorito de fato.... mas não chego a uma conclusão muito certa, e se precisar responder rápido, respondo FF6 (isso não mudou).
    Porem não posso concordar com tudo, e nem discordar de tudo o que foi dito. Fato é que ambos os jogos são excelentes, mas ambos tbm são muito diferentes! Diferentes pq cada um tem seus pontos positivos em lugares totalmente diferentes e até opostos!
    A história de FF6 é divina, a caracterização de personagens fantástica, e as histórias paralelas e escondidas (que faz o verdadeiro fã buscar e se deliciar nelas) extonteantes! Porém, convenhamos, todos sabem que o sistema de batalha é falho. Pra mim, é a única falha. Mas todos os jogos tem falhas. Vc pode falar de estratégias, mas é isso (e os bugs como Vanish+Doom) que torna a batalha desequilibrada e paia, principalmente no fim do jogo. Morrer no FF6, vc tem q ser muito bom pra conseguir isso!
    Já o sistema de batalha d Chrono é bem mais interessante e eu adoro os combos (porém não gosto de poder usar só 3 personagens e até boa parte do jogo não poder tirar o chato do Crono), os personagens e a historia podem nao ser tão bons qto FF6, mas Chrono introduziu algo inovador na história com viagem no tempo e com personagens que fazem sentido de acordo com a época (fala sério que FF6 não parece uma mansão Wayne com direito a ninja e samurai).
    Mas como uma RPGista amante de coisas escondidas e easter-eggs, eu adoro FF6 por ser tão complexo e cheio de coisas escondidas!
    Existem essas diferenças, aos montes. Mas no fim, não importa tanto para decidir oq é melhor.
    Para decidir isso, é só parar e pensar: "O que te faz sentir melhor, qual te dá mais prazer em jogar e que te faz querer jogar várias e várias vezes, e qual vc se perde em pensamentos e lembranças?". Para mim, é Final Fantasy 6. :)
    Chrono e FF6 ambos me fizeram emocionar. Porém FF6 me envolveu completamente na história! O ódio sentido na morte de Leo, na destruição de Espers, no fim do mundo, alivio e felicidade em varias partes "felizes" da história, a busca por reencontrar TODO mundo depois do fim do mundo...
    Não tirando o mérito de Chrono, claro. Amo os dois, mas cada um com motivos diferentes. Lucca e Robo de Chrono são meus personagens favoritos, independente do jogo. Então por isso eu acabo "homenageando-os" mais. Porém, FF6 é algo que... assim.... sempre estará aqui comigo, no meu coração. :)

    ResponderExcluir
  12. Porra Lobim, eu escrevi UM TEXTO ENORME e esse caraio de espaço p´ra comentario deu erro e apagou tudo..... simplesmente não dá pra escrever denovo, eram muitas idéias e levei quase uma hora pra fazer.
    =/

    ResponderExcluir
  13. @Sabat:
    Aposto que eram defendendo o Chrono Trigger. Esse blog tem métodos anti-ofensivos a Final Fantasy VI. =P

    Que pena, cara, se tiver paciência para escrevê-lo novamente, estarei aguardando.

    Abração!

    ResponderExcluir
  14. @Lobim Não era bem defendendo não, mas eu discordava de alguns pontos que vc citou pra mostrar os motivos de eu preferir o CT ao FFVI, em suma, eu dizia que FFVI por ser muito voltado à história e à trama acima de qualquer outro aspécto do jogo, o deixava não tão atraente quanto a proporção que CT conseguia ser, e justamente por que este era um game voltado ao seu conjunto inteiro em proporções praticamente iguais. CT conseguia atraente aos olhos de muito mais pessoas do que FFVI. Claro que eu explicava isso timtim por timtim né!!! Assim jogando a informação de uma vez fica meio dificil entender o que eu quiz dizer!

    ResponderExcluir
  15. @Sabat
    De fato, Final Fantasy VI era mais voltado a história e a trama dele, sem dúvida, porém, é isso o que mais atrai em Final Fantasy VI, se eu quisesse jogar um RPG com história praticamente nula eu jogaria Pokémon (que eu nem considero RPG praticamente).

    Mas foi aquilo que disse, o fato de Final Fantasy VI ser mais focado no jogo, torna-o mais cansativo principalmente para quem não gosta muito de ler (um erro fatal dessas pessoas é tentar jogar um RPG), mas convenhamos que o desenrolar da história é bem melhor que Chrono Trigger... aquela destruição na Antiguidade que alterou todo o mapa e não mudou em nada no Passado, Presente e Futuro, realmente me decepcionou.

    Duvido que as pessoas que zeraram Final Fantasy VI com vontade (sem ficar trapaceando toda hora, lendo a história, enfim, entendendo e estando por dentro do que acontece no jogo), não tenha sentido um sentimento inexplicável ao terminar o jogo, eu me lembro disso até hoje, e já tive a felicidade de fazer com que outras pessoas sentissem o mesmo, e me agradecessem, e confessassem a supremacia de Final Fantasy VI.

    ResponderExcluir
  16. Chrono Trigger é considerado mais melhor de good acredito eu por simplesmente ser mais simples...

    Um jogo de Dama e um de Xadrez... Dama você só anda para frente, com possibilidades pifias, e por aí vai, adianta explicar para um velho ou uma criança qual é mais legal e mais complexo... Adianta, no final eles ainda vão jogar dama...

    RPG ou Futebol... No Brasil RPG nem tem chance...

    E Chrono é assim... É mais dinâmico, é mais fácil, é bastante inovador e tem algumas reviravoltas muito legais e sacadas, quando por exemplo se descobre que o Magus não é o vilão e sim o Heroí, Chrono é um jogo único, tem a questão da batalha que é o que afasta e dá preguiça na maioria dos RPGs, a ausência de batalhas aleatórias é um ponto muito positivo, os equipamentos são mais simples, as habilidades, os itens, e por aí vai... Agora tem coisas que ninguém comenta, como por exemplo, a ausência de ataques combinados com o Magus, a impossibilidade de jogar com o Frog humano, e outras limitações...

    Final Fantasy VI tem o seu charme lógico, mas ele é MAIS um Final Fantasy, a trama acontece mais lentamente, o que pode causar preguiça, além das batalhas aleatórias, os equipamentos, as estratégias, os itens são mais complexos, o número de personagens e as habilidades individuais também são... Final Fantasy não tem os mais de 10 finais, e outras novidades que Chrono Trigger tem...

    Final Fantasy VI é um grande jogo com certeza, mas ele não consegue agradar os jogadores mais casuais, Chrono como eu disse é mais simples e mais intuitivo, como acontece mais dinamicamente, o jogo flui melhor... Logo agrada mais gente... Um jogador mais exigente pode achar Chrono facil demais e simples demais, mas jogadores exigentes não são tantos assim...

    Pregar que Final Fantasy é melhor do que Chrono, talvez pode até ser verdade, mas as qualidades que o fazem superior não é aquelas que a maioria considera importante ou legal...

    Se você considerar a população que joga RPG, vai haver uma divisão de opiniões onde uma parte vai defender cada um, quando você leva isso para a população mundial, que é o que acontece, a balança tende para Chrono Trigger porque as pessoas valorizam outras coisas que o grupo do RPG não considera e acha irrelevante...

    ResponderExcluir
  17. De certa forma, o que você disse é correto sim, mas outras, ao meu ponto de vista, não são tanto assim, principalmente na parte dos 12 finais (13 no final). Lembro que quando ouvi, a primeira vez, que ele tinha 12 finais, pensei que o jogo realmente seria impactante, mas logo me decepcionei quando vi que esses finais não dependiam das ações que você fazia no jogo, mas sim do momento em que você enfrentava o Lavos.

    Realmente, como havia dito, Final Fantasy VI é mais complexo e mais cansativo, mas por favor, dizê-lo que ele é "mais um Final Fantasy" é heresia demais, percebe-se claramente que ele não foi um jogo feito nas coxas somente para ganhar dinheiro (como a maioria dos RPGs e Final Fantasy de atualmente). Se você considera isso, ao meu ver, Chrono Cross não foi muito diferente, para não dizer que Chrono Trigger e Radical Dreamers também não seriam.

    O pior de tudo é que eu sei que as pessoas preferem Chrono Trigger pela sua simplicidade, porém, fico triste em ver que as pessoas não preferem fazer uma reflexão sobre muito dos temas polêmicos e contemporâneos demonstrados em Final Fantasy VI.

    Um ponto que você citou é que Chrono Trigger agrada mais facilmente jogadores casuais, nesse caso, estamos falando de um público específico, com isso até conseguimos entender o por quê ele é tão idolatrado assim, já que não é de hoje que RPG não foram feitos para jogadores casuais, a exceção de Chrono Trigger.

    Bom, afinal, creio que Vossa Senhoria seja uma divindade talvez porque seja um filósofo, adoro refletir e obter algumas respostas, ou chegar perto delas ao menos. Engano meu pensar que todos seriam assim também, infelizmente.

    ResponderExcluir
  18. Alguns comentários que merecem ser quotados:

    "Because it's a game where you DON'T save the world. The world is destroyed. You lost. You failed. All you do in the second half of the game is pick up the pieces and try and get some redemption. But millions have been murdered, your world is dead. There's no magic fix to that. The game has WEIGHT.
    It's also a game where your family dies, or your lover dies, or where you even try to commit suicide. These kind of ideas and themes just aren't in your everyday game, especially not treated so maturely like they are in FF6, and especially not in that age of gaming.
    Because it's a good game." (worldrevolution)

    "The characters are awesome. Who doesn't cry when Celes throws herself off a cliff or when Cyan's family is murdered or the coin toss or when the espers are killed or when you meet Gau's father or when Rachel forgets who Locke even is OR when FILL IN THE BLANK. The game is heartwrenching. Perfect characters not to mention their musical themes that go with them. " (ErasureAcer)

    "The villain. It's not some emo guy with mommy issues. he's a lot like the Joker in that he just wants to cause chaos. He's not looking to create a new world order, he just wants everything to die. Much like the Joker, it works very well." (DrForester)

    "Kefka is still pretty much one of the best villains ever, and pretty much the best of the 16-bit era. There's just nothing else like him. He's not a faceless evil force from the nether who we never see until the final scenes, like so many games, but neither is he some human-ish figure with a twisted yet understandable ideology.
    We get to see him across the entire game, get to witness as the mask cracks and falls away.
    He just wants to watch the world burn." (The_Technomancer)

    Etc...

    ResponderExcluir
  19. Kefka é o melhor, como o melhor vilão e FF6 o melhor jogo com o melhor vilão?

    Um dos motivos:
    Ele era louco, somente queria que o mundo se acabasse, queria apenas ver gritos e morte, queria tudo isso, muito parecido com Joker. Não tinha ideologias, não era emo, não era um perdido q se arrepende depois. Era louco do começo até o fim e o jogo inteiro apenas faz tudo para causar dor, tristeza e destruição a todos.
    E no fim... ele consegue. Vc não consegue salvar o mundo. O mundo é destruido, milhares de pessoas morrem, vira o caos.
    Vc não salvou o mundo.

    E é perfeito jogar o jogo sem hype (pq o hype faz vc acabar com sua satisfação em jogar), sem nada para te ajudar e sem nem saber quando está proximo do fim.

    Minha reação jogando no SNES (na época com 12 ou 13 anos) quando chegou o World of Ruin: MIND BLOWN!

    ResponderExcluir
  20. Belíssimas palavras, Erika, vejo que você sente também mais ou menos o que eu sinto por Final Fantasy VI, algo que não pode ser dito em palavras.

    Pode ter certeza que essas frases serão utilizadas no meu post supremo de Final Fantasy VI que farei, embora vá demorar...

    ResponderExcluir
  21. Obrigada, Lobim! :)

    Quais são suas opiniões a cerca de Final Fantasy Tactics? É um dos meus favoritos tbm!

    A história complexa, mais séria e adulta (com intrigas e traições) sempre me fazem emocionar.
    http://www.youtube.com/watch?v=PDN1FYN0JIQ
    (como eu adoro essa intro!)

    ResponderExcluir
  22. @erikamth

    Então Erika, infelizmente esse foi um dos jogos que ainda não joguei. Só joguei as versões Advance, e me decepcionei com as mesmas. Porém, há grandes chances de gostar dessa versão de PSX, pois ela é muito bem falada e o jogo em si é um dos meus gêneros preferidos: RPG tático em turnos.

    Esse jogo está junto com Final Fantasy VII na minha lista de jogos que as pessoas enchem o meu saco para jogar já faz 3 anos, já comecei a jogar Final Fantasy VII (desde o início do mês), agora só preciso ver quando vai dar para jogar Final Fantasy Tactics.

    ResponderExcluir
  23. @Lobim

    Pois é, vc precisa jogar mesmo um dia. :)
    Eu, sendo alguem que adorou FFTactics e joga até hoje (PSN/PS3), não consegui jogar as versões do Advance.... são muito inferiores e infantis se comparados ao Tactics original. :) A história é incrível! Eu sempre gosto mais das versoes originais (PS1), mas nesse caso, a versao americana de PS1 tem muitos erros de tradução... rs. A versão de PSP tem a tradução melhorada, deve ser interessante. Mas como nunca tive PSP eu não sei dizer. :)

    Há muitos clássicos RPGs ótimos para se jogar.... eu me junto a você no pequeno problema de jogos demais vs. tempo de menos.

    ResponderExcluir
  24. Haha o rapaz lá em cima falando do FFVII... eu comecei com FFVII e agora sou muito mais fã de Vossa Senhoria O/ haha mas realmente os 2 jogos são ótimos cada um com sua especialidades e isso varia de cada pessoa rsrs'

    ResponderExcluir
  25. Olha ja fiz final nos dois ambos tem grandes historias, não so esse como todos os final fantasys são otimos...muito bom tanben é o Chrono Cross...
    Ambos tem seus meritos, pra mim os dois são otimos

    ResponderExcluir
  26. "trata-se da comparação dos jogos Final Fantasy VI (Vossa Senhoria, aquele que cativa vossos corações) e Chrono Trigger (aquele que todos babam quando jogam, obviamente, sem conhecer Vossa Senhoria, ou àqueles que conhecem, não compreenderam o real sentido ideológico do jogo)"
    No meu entender não há comparação quando se começa um texto com um trecho tendencioso como esse.
    Como o foco foi as personagens e a estória, vou me manter somente nessas temáticas. De modo geral os dois desenvolvem muito bem os personagens e trabalham bastante a estória, sendo o FFVI um pouco mais elaborado. A introdução de Chono Trigger é bem mais leve, já mostra a relação de alguns dos personagens principais e a demonstra que a viagem no tempo não é apenas uma ferramenta para emendar a estória, mas é a própria estoria, em FFVI há tanta informação que você se perde um pouco, demonstra que os Espers abandonam a humanidade e com isso a humanidade não possui mais a magia. O desenrolar das duas sagas é praticamente igual, é explicado alguns fatos relevantes e adicionados personagens que se unem em prol de uma causa comum, salvar o mundo, não existe diferença entre os dois nesse quesito. O final é melhor colocado em FFVI, Kefka Pallazzo é um FDP para ninguém botar defeito, dá uma sensação de missão comprida com a derrota dele. Em Chrono temos Lavos como vilão principal, igualmente chato. A trilha sonora dos dois ficam limitadas às restrições do SNES, mas FFVI ganha ponto aqui, excelentes músicas, a jogabilidade é bem mais fluida em Chono, apesar de apostar na Active Time Battle - usada em alguns jogos da franqui FF - somada a algumas inovações que facilitam a vida do jogador.

    ResponderExcluir
  27. FF6 para dizer que o jogo é filosófico em diversas partes. Mas vou fazer o mesmo então, e mostrar os outros pontos de Chrono Trigger, e irei me guiar pela cronologia de eras: o que fazemos devido ao amor por uma pessoa(Quino rouba o grupo porque está com ciúme de Aila); a covardia de lutar contra alguém mais forte(vila escondida com medo dos reptiles); ajudar um semelhante, simplesmente porque se é bom(Aila salva o grupo, logo que este chega em sua era); o modo como as pessoas se repreendem para agradar os outros(Lucca bebe demais na festa, e depois diz que se comportou como uma dama... fica explicíto que ela fez algo repreensível perante a sociedade); o que o poder é capaz de fazer com uma pessoa(mãe de Magus que fica louca pelo poder); a falta de questionamento por parte do povo(ninguém dava a mínima pra saber de onde vinha o poder que a rainha passou a utilizar. Só sabiam que era da máquina Mammon); o preconceito contra quem é diferente(os desterrados que não podiam utilizar magia); perseverança na busca(Thomas busca por muito tempo pelo que lhe é pedido, que o nome me foge no momento); falta de compreensão para com o próximo(o reino de Guardia simplesmente lutava contra Magus e fim de papo); a importância de compartilhar(quando damos charque para a mãe do futuro prefeito de uma cidade no ano atual do Chrono); os efeitos desastrosos de uma mentira(a falsa esperança que o povo da idade média possui quando o guri lá diz que é o herói); a aceitação de quem é diferente(os monstros que não odeiam humanos); mostra que o trabalho deve vir em segundo plano(os pais de Lucca); no futuro, é retratado o que irá acontecer com a humanidade caso não nos preocupemos com a devastação do planeta(eles não possuiam alimentos porque não cuidaram da terra onde viviam). Este foi os que eu consegui lembrar de cabeça, já que faz mais de ano que não detono o jogo(detonei aproximadamente 30 vezes,e matei o Lavos umas 50).

    ResponderExcluir
  28. Continuação...
    Batalha Final: só um comentário: um vórtice temporal maluco criado por um ser que possui poder quase infinito e que vive eternamente, além de poder abrir buracos temporais não pode... Mas um maluco criar um lugar divino com poder de magia vindo de deuses que mal são falados durante o jogo, isto sim é plausível? Somente um palavrão pra expressas minha surpresa com este pensamento.


    Adicional: não se pode esquecer, existem dezenas de situações que ocorrem no jogo que podem alterar o final, não nos dar certos itens, e por ai vai. E até mesmo, existe um final em que Chrono fala.



    Assim como tu disse, tu só estava expondo sua maneira de pensar, e creio que consegui realizar o mesmo ato sem tentar dizer que algum jogo é melhor que o outro.

    ResponderExcluir
  29. Uma coisa é um ser viver eternamente e fazer buscar dimensionais, outra coisa é este ser ganhar poderes divinos que são explicados a forma como são adquiridos, os deuses só não são muito falados porque a história do jogo já é por si só complexa, se for adicionar isso a história principal, ela se tornaria mais confusa ainda.

    Os atos feitos no jogo não influenciam tanto assim, um item ou outro praticamente irrelevante em sua maioria, e o final mesmo só varia no momento em que você decide matar o Lavos, com exceção dos dois primeiros, que depende do fato de você ressuscitar ou não o Crono.

    ResponderExcluir
  30. Lavos é um ser que veio de outro planeta, a milhões e milhões de anos, e que seus filhos vão para outros planetas para se alimentar e crescer. Já os "deuses" de FF6 simplesmente vieram pra terra, e nem ao menos explicam porque disso. O Lavos, obviamente, veio de um outro Lavos.

    Ok, concordo que boa parte dos finais é alterada pelo momento em que se decide matar o Lavos. Mas existem pequenas diferenças em cada um deles, mesmo os que parecem iguai. E no resto, os itens conseguidos, são fantásticos.

    ResponderExcluir
  31. Final Fantasy VI e Chrono Trigger que nada! O lance é jogar Phantasy Star II! :-)

    *CRI CRI, CRI CRI*

    Tá, desisto! :-)

    ResponderExcluir
  32. Sinceramente, acredito que não seja possível comparação entre os dois jogos! São completamentes diferentes.

    Seria mais justo uma enquete do tipo "Qual você gosta mais CT ou FFVI? Justifique."

    FFVI, pra mim, é o melhor da série FF. Pela história que é complexa, não ter um personagem principal, estratégia de jogo com personagens, relíquias, magias e relíquias, relíquias e armas... Há simplesmente um milhão de coisas que se pode fazer antes de acabar o jogo!
    Na verdade, FFVI tem um personagem principal sim: KEFKA. Simplesmente o maior vilão já inventado, não só nos games, mas também em qualquer obra de ficção. Comparado a ele, Melkor (silmarillion) é bonzinho e Sephiroth parece uma menininha!
    Isso sem falar no Coliseum, no Opera House, na história do Gau, do Shadow... Os "Desperation Attacks" percussores dos "limit Breaks" do FF7... Quem não jogou com cada personagem, com pouco sangue, na esperança de ver todos os Desperation Attacks??? O sistema de profissões também é bem explorado em FFVI.

    CT também é sensacional! Achei uma grande ideia o Crono não conversar, mas expressar seus sentimentos corporalmente. Ideia tão boa que foi copiada em Mario RPG.
    Os personagens são cativantes também, não tanto como em FFVI, mas são. CT tem o melhor sistema de batalhas do SNES, e com certeza o mais divertido. Há estratégias em batalha também, mas bem reduzido, pois se pode equipar apenas uma relíquia... double e triple tecks foi uma sacada genial...
    Graficamente, os dois são perfeitos... Não se pode pensar em um mundo de FFVI tão colorido como o de CT... FFVI foi feito pra ser sombrio, enquanto CT foi feito pra encher os olhos, aproveitando toda a potência do velho SNES...

    Trilha sonora??? Ambos tem trilhas perfeitas... é difícil escolher uma...

    E quem não ficou surpreso quando encontra-se com Wiks e Edge na Milenniun Fair??? hehehe

    Joguei todos os dois quando eram lançamentos... Sou da geração atari 2600, e me emocionei com os dois jogos... Não dá pra falar que um é melhor que o outro...

    ResponderExcluir
  33. Peguei o link daqui lá pela Blast, e agora que vi o seu ponto de vista, saiba que gosto dos dois jogos igualmente, e como alguns aqui, não acho uma boa ideia compará-los por terem ideias completamente distintas. Mas me sinto meio que forçado a defender CT em algo agora, mesmo que pouco.
    Naquele Top 10, eu defendi Chrono Trigger > FF6 na música porque, embora as músicas de FF6 sejam bem interessantes, as de Chrono Trigger são um pouco mais difíceis de enjoar (a única que enjoei rápido foi a da Epoch), e To Far Away Times não chega ao nível de uma Aria di Mezzo Carattere, mas esbanja aquela sensação de alegria, de que você finalmente cumpriu o seu objetivo.

    FF 6 foi o divisor de águas da série, tanto quanto o tema dos jogos quanto no sistema de batalhas. Pega FF5 e FF4. Não dá para você fazer um jogo tão broken (= apelão, para quem não sabe o termo), porque os jogos forçam você a usar uma estratégia fixa e um level decente para se adequar a uma boa parte dos chefes - lembro de ter enfrentado o Shinryu e ter levado um Game Over antes de ter feito algo, e nunca zerei o 4 por não ter upado o bastante e não ter pego as melhores Summons da Rydia (que é o que causa mais dano no jogo), mas cheguei MUITO perto do fim.

    No FF6, dá para resumir muita coisa ao combo de Quick com 5 Ultimas. PORRA, a última fase do último chefe não dura nem três minutos fazendo isso! Sem falar nos Espers, que você deixa os personagens com uma força de cavalo antes do level 99... Enfim, o sistema foi ótimo, mas esse foi o primeiro jogo da série onde qualquer personagem pode ser broken, vejo isso como um ponto negativo.

    Já Chrono Trigger não é tão apelão nisso, e a dificuldade é bem mais balanceada. Lembro que mesmo com spam de Luminaire e no level 99, levei quase uns 10 minutos para matar a última forma do Lavos - me senti um burro quando vi a frase "lavos shuts off his def". Isso eu não vi você comparando.

    Também não vi em momento algum você apontar a ideia mais inovadora de CT: Múltiplos finais. O jogo deve ter uns DOZE ou TREZE finais diferentes, e isso aumenta e muito o fator replay dele. Combinado com o New Game+, que torna os finais bem acessíveis, foi uma ideia muito bem implementada. Os finais podem não ser algo como o de FF6, mas e daí? A questão não é essa.

    Você diz que não queria fazer parecer que FF6 é melhor que CT, mas não dá para evitar que qualquer um pense isso, ainda mais do jeito que você fez o seu post e como você chama de "herege" aqueles que "defenderam" Chrono Trigger.

    Fora isso, foi um bom post, mas não cumpriu tão bem o seu objetivo e - embora o objetivo não tenha sido esse - não mudou o meu ponto de vista, onde ambos estão no mesmo nível.

    Independente de qual seja o melhor, quem sai ganhando somos nós, que temos dois ótimos RPGs para passar o tempo. (:

    ResponderExcluir
  34. Assim, eu não vou negar que realmente fica difícil falar que não queria fazer parecer que Final Fantasy VI é melhor que Chrono Trigger, mas o pessoal bota tanto hype no Chrono Trigger que muitas vezes não percebe também o que o Final Fantasy VI também quer passar, é algo muito mais implícito (talvez até um conceito mais complexo) do que no Chrono Trigger.

    Quanto a qualquer um poder ficar forte, isso é muito relativo. Com isso, você não precisa necessariamente chegar num level muito alto para poder derrotar chefes e você pode também deixar aquele personagem que você gosta mais em um nível mais forte, mas como falei, isso é muito relativo.

    Quanto ao último chefe, o Lavos não é difícil, ele é chato, ao contrário do Kefka, ele é dividido em três partes e isso enche o saco, você precisa acabar com uma parte para liberar a outra, dar uns três golpes com cada personagem e depois a criatura do meio volta. No Kefka, você só manda bala direto, particularmente, acho os chefes anteriores a ele mais difíceis porque eles são divididos, ou seja, não dão apenas um golpe.

    Quanto aos finais, cara, aqueles finais não são de nada, eles são legais, ok, mas para mim, finais diferentes deveriam funcionar em virtude das suas ações no jogo (só existem dois finais efetivamente que são assim, que funcionam em função de você salvar ou não o Crono, isso é inovador, de fato), agora, finais que funcionam em função da HORA em que você decide matar o Lavos, pra mim isso é uma coisa muito zuada, porque tanto faz, zerando o jogo duas vezes é possível fazer todos os finais.

    Porém, deixa eu levantar um ponto aqui. Falo que Final Fantasy VI é minha senhoria e tudo mais, mas vale lembrar que foi um jogo que marcou muito a minha vida (por questões pessoais, é uma longa história que algum dia pretendo contar melhor por aqui, ainda que deixando algumas coisas pessoais de lado) e que eu também penso bastante, então, Final Fantasy VI fez me pensar em coisas que nunca tinha parado para pensar antes, foi um jogo que realmente levantou minha moral. Até hoje eu penso se por um acaso tivesse jogado o Chrono Trigger naquela época, se hoje não seria ele a minha senhoria. Falo isso para que vocês possam entender parte da minha fé pelo jogo, sim, tem coisa pessoal envolvida, mas não consigo analisar ambos (mesmo sem relevar nada pessoal) e ver que Chrono Trigger seria melhor.

    Mas de fato, concordo, ainda assim, que são dois grandes RPGs.

    ResponderExcluir
  35. Cara, se quer saber, vejo mais hype de FF6 que hype de Chrono Trigger... Pra mim isso não faz diferença '-'
    Anyway, quero saber dos tais defeitos de FF7 que o outro manolo lá em cima falou, já tô longe (metade do disco 2, acho), compreendo boa parte do que ele explica e acho um ótimo jogo...

    E quando falei do Lavos, falei da última forma dele mesmo. Achei criativa a ideia da primeira forma de imitar os chefes ao longo do jogo, só deveriam ter buffado mais os stats e tal, porque são os mesmos stats de quando você os enfrenta originalmente. Já a segunda forma, a música marcou mais e lembro que a luta foi bem chata mesmo.
    Mas a terceira foi a que mais demorou, porque quando finalmente descobri como matava, foi quando eu comecei a morrer, aí foi o spam de Elixir, Revive, Megalixir, buffar de novo...

    ResponderExcluir
  36. Desculpe o termo, mas "não viaja", é só ver o número de fãs e pessoas que conhecem Chrono Trigger com relação a Final Fantasy VI, a menos que esteja falando do Final Fantasy VII, aí poser é o que não vai faltar.

    O Final Fantasy VII tem defeitos, ele tem uma história boa, mas em muitas partes é confusa e muito "emo", onde o Cloud quer entender mais a fundo as suas origens. É um RPG bom, tão bom quanto o Chrono Trigger na minha opinião, embora eu, particularmente, ainda prefira Super Mario RPG e Final Fantasy VI.

    Sobre Lavos, me referia somente a última forma também, onde ela é dividida em três partes, e para você matar o "verdadeiro", você precisa derrotar a do meio, para desproteger a da ponta, para conseguir dar uns três golpes e o maldito do meio volta em seguida, recomeçando o ciclo novamente, isso é MUITO chato, não deveria ser uma característica de último chefe.

    ResponderExcluir
  37. Ah, só um lembrete de quase nada ao manolo mais acima: Lavos não é o nome da espécie do Lavos (lol). O nome dele é Lavos graças ao povo que a Ayla pertence. Ela explica isso quando ele tá chegando, "La" significa "grande" e "vos" significa "fogo" e ele chegou na Terra como um meteoro, daí o nome. O nome da espécie nunca é revelado, mas acho que isso é desnecessário, nunca revelaram os motivos dos três deuses brigarem também, acho...

    ResponderExcluir
  38. Eu não tenho certeza porque não entendo japonês e não tenho como acessar esse tipo de conteúdo, mas se não me engano, saiu o por quê da briga das três deusas em um daqueles livros oficiais (que só saem no Japão) que contam mais da história. Inclusive, sobre a relação de Kefka com Celes e como o Kefka ficou louco.

    Para saber melhor, dê uma lida na Revista Game Sênior Nº4 (Revista Game Sênior é uma revista digital, se não encontrar o link no google, dá um toque que eu mando), lá tem uma incrível matéria de capa do jogo.

    ResponderExcluir
  39. O ditado diz, quantidade não é qualidade. Chrono Trigger tem mais fãs e tal, mas em qualquer lugar que vou falando de FF6, tem um fã que fala bem dele; bem demais... Só isso. Tem gente que fala que o Kefka é muito superior ao Sephiroth, isso é o mesmo que comparar Mario com Sonic: ambos tem ideias diferentes e são igualmente ótimos no seu papel. Bom, pelo menos o Sonic ERA, né. XD

    ResponderExcluir
  40. Ah, sobre o Cloud, qualquer um no lugar dele iria querer entender suas origens, depois de saber que suas memórias e jeito de vida não passam de uma mentira por causa de umas tretas muito esquisitas que ocorreram no passado...

    ResponderExcluir
  41. A Terra também não é um pouco assim? Por não ter memórias do passado, tenta descobrir mais sobre suas origens e entender mais sobre emoções (acho), uma coisa que nunca sentiu porque foi controlada desde pequena...
    Anyway, o que acho ruim no Cloud foi como mataram o personagem dele depois do FF7. Ele se f*** pra salvar o mundo, finalmente consegue, se cura de todos os problemas mentais que tinha e SE ISOLA DE TODO MUNDO LOGO DEPOIS DE FORMAR UMA FAMÍLIA COM A TIFA? Isso sim que é o verdadeiro facepalm para mim. <_<

    ResponderExcluir
  42. Mais ou menos, o jogo não deixou explícito se ela sabia o por quê tinha poderes mágicos antes do Kefka colocar a coroa escrava nela, embora seja mais provável que não, embora não dê para ter 100% de certeza.

    O Final Fantasy VI explora isso rapidamente (diria que faz a parte da história da Terra, assim como mostra a história de Edgar, de Cyan, de Setzer, de Gau, etc) e não tem isso como um de seus focos, não como foi em Final Fantasy VII, assim que a Terra descobre sua origem, ela não fica da mesma forma que Cloud e Tifa ficaram.

    Não é a toa que falo que Final Fantasy VII herdou muita coisa de Final Fantasy VI.

    ResponderExcluir
  43. Claro que não fica igual ao Cloud e a Tifa, porque a Tifa descobre que ele tinha uma "queda" por ela e não sabe como reagir a isso de início, enquanto ele descobriu que não passava de um FAIL querendo ser alguém. A Terra simplesmente não viveu, colocaram a Slave Crown nela cedo demais.

    De fato, FF7 herdou muita coisa de FF6, mas não acho que isso seja o fator principal para ele ser tão bom quanto os fãs (e falo os fãs mesmo, não os posers metidos) dizem. O que FF6 foi pro 2D, FF7 foi pro 3D.

    Em minha humilde opinião, ambos são o período "divisor de águas" da série, e prefiro o lado antigo, pois para mim FF morreu depois do 10 :/

    ResponderExcluir
  44. Dois meses depois de ter feito essa discussão, agora que revi isso, tô me sentindo um idiota por ter discutido com você, tanto pela minha quanto pela sua parte.

    Para começar, você rebaixou um jogo e elevou outro, com a desculpa de que um tem mais hype do que o outro e deu uma porrada de justificativas para isso.
    Cansaram de dizer que os jogos têm ideias diferentes - seria o mesmo que você comparar somente pelo gráfico um jogo 8-bit e um jogo de hoje - e você insistiu em se manter na ideia de que FF6 é melhor, enquanto negando que queria mostrar isso.

    Não odeio nenhum dos dois jogos - já disse, gosto de ambos igualmente -, mas detesto ver um jogo sendo desvalorizado em função de outro - você está dizendo um FODA-SE aos esforços da equipe que desenvolveu o jogo desvalorizado, de certa maneira.
    Agora, para mim o seu post e suas ações não passaram de fanatismo puro, e não creio ter me deixado levar a discutir por isso.

    Quanto a conteúdos fora do jogo, acho no mínimo duvidosos. Não porque não acredito que sejam verdadeiros, mas sim porque se uma empresa quiser dizer que X material não é verdade e Y novo é verdadeiro, eles não hesitarão em fazer isso. Por sorte, isso não aconteceu com FF6, mas o exemplo mais claro disso, como notei recentemente, é a série Mega Man (todas as subséries até a Zero).

    Para fechar, vou contra a ideia desse post por uma vez e vou pelos seus "argumentos".
    Só sobre mais uma das suas justificativas a respeito da quantidade de estratégias entre CT e FF6: de fato, o número de estratégias em CT é menor que em FF6, mas são mais eficientes. Se você tem Quick e Ultima em FF6, você praticamente zerou o jogo, as outras você só usa se quiser usar, caso contrário dane-se. Isso é inegável. Enquanto em CT, mesmo com as magias mais poderosas, não significa que o jogo vai dar mole para você e os chefes simplesmente vão ficar ali esperando você obliterá-los.

    Obrigado por ler e boas festas para você e qualquer um que ler isso .-.

    ResponderExcluir
  45. Não vou negar o meu fanatismo, ele existe de fato, mas nem tudo do que disse foi viajem ou bobeira, embora eu tenha certeza que em muitas partes eu relevei demais o Final Fantasy VI e rebaixei o Chrono Trigger. Não trata-se apenas de fanatismo, nunca obriguei ninguém a amar Final Fantasy VI como amo (como religiosos fazem), sei bem que tem coisa pessoal e própria minha envolvida nisso, mas repito: nem tudo é puro fanatismo, se não eu não teria dito que o sistema de batalhas do Chrono Trigger era melhor que o do Final Fantasy VI, ainda que o deste seja mais estratégico.

    Não desvalorizo Chrono Trigger, eu gosto do jogo, me divirto com ele, mas como tem gente que adora fazer polêmica, eu faço a minha também. Mexeu com Vossa Senhoria, mexeu comigo! COERZ!

    E falar que é fanatismo puro foi pegar pesado, hein? Não fiz tanta viagem assim, é só um ponto de vista.

    ResponderExcluir
  46. tava pensando aqui, se daria certo colocar os personagens de um jogo no ambiente do outro, pra ver como eles agiriam...

    ResponderExcluir
  47. Concordo com cada letra do texto e vou além: para mim, Final Fantasy VI não é somente o melhor rpg, mas sim o melhor jogo de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  48. Esse de cima é um dos meus. Salve Vossa Senhoria, lorde supremo Final Fantasy VI!

    ResponderExcluir
  49. Concordo com tudo que você disse. E eu não vejo problemas dem dizer que sim, FINAL FANTASY VI É MUITO SUPERIOR À CHRONO TRIGGER. O principal motivo das pessoas serem contrárias à isso é que o jogo mostra um assunto relacionado à viagens tempotais,e devido à dinâmica de ação e consequencia desses atos, isso pode dar a falsa impressão de complexidade. Em FF VI vemos a história se desenvolver mesmo sem o plot principal, mas em CT, se tirarmos as viagens temporais, sobra o quê?

    Sim, Chrono Trigger não é um game ruim, muito pelo contrário, inclusive é um dos melhores rpgs que eu já joguei. Mas que Final Fantasy VI, digo, Vossa senhoria, é muito melhor, isso não há o que negar.

    ResponderExcluir
  50. Muito boa reflexão e comparação, mas creio q a ideia por trás de CT era essa mesmo, ser mais light e não tão profundo como um Final Fantasy.

    Outra coisa que borbulha muito em minha cabeça é o quão Final Fantasy VII é meio que "parecido" com a "Vossa Senhoria", pois vamos ligar alguns fatos:

    Em FFIV temos um império que quer dominar o mundo, enquanto que em FFVII temos a Shin-ra que é basicamente "a mesma coisa" mas exploradas de forma diferente.

    Em FFVI temos os Returners e no VII a Avalanche, assim como o proprio conceito dos Espers em relação aos Ancients, as proprias Magicites vs Materias e etc... a impressão que dá é que a Squaresoft recontou a estoria de FFVI, porém em outra época e contexto no FFVII, mas eu ainda prefiro a estória do VI...

    ResponderExcluir