1 de maio de 2010

Meu amor incondicional por Final Fantasy VI



Final Fantasy VI

Algumas pessoas não conseguem compreender o meu amor incondicional por Final Fantasy VI, dizem que existem jogos melhores (geralmente, sempre citam Chrono Trigger, já vou dizer sobre ele mais adiante), com gráficos melhores e etc, mas logo vocês compreenderão por que amo esse jogo, e não é a toa que o considero como o melhor jogo da história.

1- A forma como conheci o jogo.

Já devo ter citado sobre isso em algum lugar, ou comentado com muitos a respeito disso: conheci o jogo através de um grande irmão, que hoje já não está mais entre nós, que havia me insistido muito para que jogasse o jogo, e disse que se não jogasse, não completaria minha missão na Terra (o mesmo valia para Chrono Trigger, falo dele mais adiante). Na época, era um pirralho (ainda sou, mas era mais, digamos), e só queria saber algum jogo parecido com o Super Mario RPG (que havia jogado e adorado), e ele citou o Final Fantasy VI, no qual não havia achado nem um pouco parecido, pois enquanto Super Mario RPG tem uma história simples, a história de Final Fantasy VI é bastante complexa.

2- A época em que o joguei.

Usei o Final Fantasy VI como forma de refúgio dos meus problemas, que por sua vez, não eram poucos: aquela era a época mais difícil de toda a minha vida. O jogo ajudou a me fazer esquecê-los, pelo menos até o momento de ter de parar de jogar e ficar pensando um pouco sobre o jogo, até começar a fazer alguma outra coisa, seja lá o que fosse. A cada dia que jogava, me sentia mais inspirado, cada vez mais fascinado com a magnífica história daquele jogo. Acreditem se quiser, mas ele foi muito mais importante do que parece.

3- A época em que terminei de jogá-lo.

Terminei o jogo por volta do dia 17 de Julho de 2009. Heero Yui havia morrido no dia 12 de Julho de 2009, ou seja, terminei o jogo mais ou menos uma semana depois da morte de uma pessoa importante para mim, e não era qualquer um: foi justamente da pessoa que havia me recomendado o jogo. Com isso, associo muito o jogo à ele, e esse foi um dos maiores motivos por amar esse jogo. Lembro que quando os créditos começaram, lágrimas escorreram nos meus olhos, e fiz questão de ver os mais de 20 minutos de créditos do jogo, com direito a ficar 5 minutos olhando para a tela de "The End" para ver se realmente não tinha mais nada depois daquilo.

4- 29 personagens jogáveis.

Vicks (Biggs); (soldado inicial)
Wedge; (soldado inicial)
Terra Branford (Tina); (personagem fixa)
Locke Cole (Lock); (personagem fixa)
Mog (Mogli); (personagem fixa)
Kupek (Moglin); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Kupop (Mogret); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Kumama (Moggie); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Kuku (Molulu); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Kutan (Moghan); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Kupan (Moguel); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Kushu (Mogsy); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Kurin (Mogwin); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Kuru (Mugmug); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Kamog (Cosmog); (Mog / Kupo que ajuda Locke na caverna)
Edgar Roni Figaro; (personagem fixa)
Shadow / Clyde; (personagem fixa)
Sabin Rene Figaro (Macías "Mash"); (personagem fixa)
Banon (Bannan); (chefe dos Returners)
Celes Chere; (personagem fixa)
Cyan Garamonde (Cayenne); (personagem fixa)
Gau; (personagem fixa)
Setzer Gabbiani; (personagem fixa)
Strago Magus (Stragus); (personagem fixa)
Relm Arrowny; (personagem fixa)
Leo Cristophe; (general do império)
Maduin (Madeen); (pai de Terra)
Umaro; (personagem fixa)
Gogo. (personagem fixa)

5- Ter sido criado originalmente para meu console preferido: SNES.

Costumo gostar de grande parte dos jogos de SNES, porque o modelo gráfico me agrada muito, o mesmo vale para jogabilidade. Prefiro muito mais um RPG com os gráficos e no estilo do SNES, do que um RPG atual, com gráficos e jogabilidades totalmente inovadoras. Fora que cresci com o sistema, esse é um dos fatores que me fizeram amar o SNES, e preferir ele aos consoles atuais.

6- Opera House.

A melhor parte do jogo, sem dúvidas. Nunca senti tantos calafrios em um curto espaço de tempo como senti quando vi aquilo pela primeira vez. Fiquei impressionado, fascinado, nunca imaginei que o SNES, o console que cresci jogando, aguentaria uma maravilha daquelas, lágrimas vieram nos meus olhos, e foi a partir daquele instante que me apaixonei por Final Fantasy VI.

7- Uma história polêmica e empreendedora.

Final Fantasy VI não está preso a apenas uma história principal, mas sim em diversas histórias de diferentes pessoas unidas em um só objetivo: derrotar o império que ameaça o mundo. Assuntos polêmicos também estão presentes no jogo: suicídio, gravidez na adolescência, etc, coisa que não está presente em mais nenhum jogo da série.

8- Trilha sonora PERFEITA.

Até hoje, continuo ouvindo e reouvindo as músicas do jogo, tanto as versões originais, como orquestradas e remixadas, porque elas são o MÁXIMO, muito bem escolhidas, como a "Searching for Friends", que toca logo após a destruição do mundo, "Phantom Train", a música do trem fantasma, "Dancing Mad", a música "sacra" que toca durante o último chefe, mostrando que o mesmo já estava no nível de um deus, entre todas as outras que tocam.

9- Por que não Chrono Trigger?

Fico pensando seriamente se ao invés de ter começado a jogar Final Fantasy VI, tivesse preferido começar pelo Chrono Trigger (Heero Yui me recomendou ambos, e o próprio preferia Chrono Trigger). Até porque, já zerei o Chrono Trigger, e não o achei tão surpreendente como Final Fantasy VI. De fato, é um grande jogo, não me impressiona que muitos gostem muito dele, mas falar que é melhor que Final Fantasy VI é muita sacanagem, Final Fantasy VI tem uma história muitíssimo mais complexa (e não tem personagens "mudos", coisa TOTALMENTE desnecessária).

Muitos vêm falando dos gráficos, das viagens no tempo e da trilha sonora: com relação aos gráficos, não sou iludido por gráficos, de fato, os gráficos de Chrono Trigger são melhores que os de Final Fantasy VI, mas e daí? Curto muito mais a Blackjack do que a Epoch;
Com relação às viagens no tempo, é um recurso legal e interessante, mas não acho isso tão significativo, é só um elemento da história, Final Fantasy VI tem os Espers, por exemplo. Aproveitando que falei em Espers, aquele papo de magia do Chrono Trigger não me convence, já Final Fantasy VI gira em torno da magia.
Com relação à trilha sonora, nem se fala, Final Fantasy VI tem músicas muito marcantes, não que Chrono Trigger não tenha, mas Final Fantasy VI owna nesse quesito.

Chrono Trigger é um jogo muito bom, está à altura de Final Fantasy VI, mas não o supera. Gosto é gosto, prefiro complexidade à gráficos.

10- Prende a atenção do jogador.

O jogo já começa no mistério, é muito interessante o sistema de Flashback do jogo, pois o jogador vai descobrindo a origem das coisas aos poucos, o jogador tem que ir ligando os fatos para compreender um pouco com as coisas aconteceram, e isso prende a atenção do jogador, por querer saber o que aconteceu, por querer ver como tudo vai terminar, e por descobrir mais informações interessantes sobre toda essa história, sobre a origem dos personagens, etc.

--------------------------------------------------------------

Agora mostrei para vocês o porque meu amor por Final Fantasy VI é incondicional, discricionário e ilimitado. Aguardem, porque em breve continuarei com a minha trajetória em volta das traduções de Final Fantasy VI em 88 dias.

Até mais,
Wolfwood