15 de dezembro de 2011

Meme: O que foi jogado nesses últimos 348.5 dias?



Coleção

Saudações caros leitores, hoje venho aqui postar um meme que o pessoal lá do Marvox Brasil está organizando em parceria com o Videogame.etc e mais uma galera que eu realmente nunca ouvi falar. Sem contar que o pessoal realmente não está querendo que eu poste, estou desde às 20h tentando escrever o post e sempre aparece alguém para falar comigo (e olha que normalmente nunca aparece, conspiração maledeta!).

Lembrando aos senhores que amanhã tem mais post da Cruzada 32X, onde tenho como objetivo jogar TODOS os jogos do 32X escrevendo um relato pessoal de cada jogo, sendo esse relato de alguém que nunca jogou tais jogos antes.

Agora, ao post grandão.

As pessoas



Vou começar a falar um pouco de nomes de pessoas que conheci este ano que me apresentaram grandes jogos (que obviamente, ainda que excelentes, não chegaram nem perto de Final Fantasy VI, Vossa Senhoria).

A começar, pelo Celso Affini e todo o pessoal da Comunidade do Mega Drive. Tive o prazer em conhecer e reconhecer todo o trabalho da comunidade, conheci figuraças (além do próprio Celso, claro) como o Senpai, a Alissa, o Lucas Fortes, o Eremita (que quer acabar com o bolso de todo mundo com as coisas que leva nos eventos para vender), o Mestre, o Orlando e mais um pessoal que peço minhas sinceras desculpas por não citar o nome aqui.

Encontro da Comunidade do Mega Drive

Graças a eles, aumentei ainda mais a minha visão com relação aos video games em geral (sem contar os inúmeros títulos que conheci como o Akumajō Dracula X: Chi no Rondo do PC Engine CD, primeiro jogo da série que joguei e gostei!), inclusive um ponto de vista totalmente novo da velha guerra dos 16 bits (quem não ri quando vê o Celso falando da Nintendo ou do Eremita falando de RPGs? É inevitável).

Sem contar que o Eremita (vulgo Daniel) me apresentou um dos video games que mais ansiava conhecer, o PC Engine, que inclusive estou correndo atrás de comprar um para mim (na verdade, já corri e está tudo certo! Só falta pagar TUDO) e até metade do ano que vem já deve estar aqui em casa, aguardem por posts falando sobre o assunto!

Nos encontros, por fim, conheci também outros consoles como o Amiga CD32 (esse não vi rodando, infelizmente), MSX1 (Vi o "Ligue-se ao Expert" com o Mestre!), MSX2, 3DO (não joguei, só vi o pessoal jogando) e Neo Geo CD (não colocaram para jogar por algum motivo que esqueci).

Encontro da Comunidade do Mega Drive

Conheci pessoas ilustríssimas como o Leonardo Soler (só pela internet) do Game Genius (no qual conversei muito em Julho e até hoje não ouvi o Podcast que a gente gravou), a Ritalinando (só pela internet, ela fugiu de todos os encontros retro-gamers) do Videogame.etc, o Sabat e o Edwazah (pessoalmente, nos encontros da Comunidade do Mega Drive) do RETROPLAYERS, todo o pessoal da Game Sênior (Mano Beto, André Nesman, Old Game Master - eu sei que ele já não pertence ao grupo, mas como o conheci na época que ainda era, fica aqui o reconhecimento - e todo o pessoal) e mais uma galera que infelizmente não lembrei.

Agora parando de citar nomes, vamos finalmente aos jogos, então.

O que era para ser feito, e não foi



O que diabos eu joguei em 2011? É tanta coisa que juro que mal sei por onde começar direito. Começarei falando das minhas organizações falhas de planos de jogos para jogar em 2011.

Eu queria ter zerado pelo menos três RPGs que não havia zerado, só zerei um (Final Fantasy VII) e com certeza não vou zerar mais um (se bem que comecei a jogar o Pokémon Fire Red, mas como o meu ódio pela série é conhecido e aquilo é um RPG que não tem história, não dá para considerá-lo com um dos que queria jogar) até o fim do ano.

FF7

Queria ter jogado mais coisa de 8 bits e 32 bits do que de 16, não consegui, joguei tanta coisa de Super Nintendo, Mega Drive e PC Engine que perdi as contas, perto do que joguei de NES, Master System, PSX, Saturn e Nintendo 64 não foi praticamente nada. Não adianta eu tentar fazer essa promessa para o ano que vem porque não vou conseguir.

Planejei prestigiar mais traduções para o português do pessoal da cena brasileira, comparado com os outros anos, joguei muito menos traduções do que em outros anos, porque adquiri o original e joguei no próprio console, aí não tinha como jogar o traduzido, foi a culpa da minha coleção.

Apesar disso tudo, joguei muita coisa que nunca imaginava que existia, conheci muitos beat'n ups e shoot'n ups, e ainda tenho muita coisa para conhecer, eram gêneros que conhecia praticamente nada, e hoje já conheço grandes clássicos como [SMD] Streets of Rage, [SNES] Sonic Blast Man, [SNES] Teenage Mutant Ninja Turtles IV - Turtles in Time, [PCE / SNES] R-Type, [PCE] Gradius, [PCE / SNES] Twinbee, entre outros.

[SNES] Pop'n Twinbee
"Esse jogo pode parecer idiota e fácil, mas é difícil pra caramba!"

Conheci mais alguns jogos de plataforma excelentes, finalmente zerei o [SNES] Donkey Kong Country 3 - Dixie Kong's Double Trouble e comecei a jogar a sério o [SNES] Donkey Kong Country 2 - Diddy's Kong Quest! (que já tinha começado mas nunca terminei efetivamente, iniciei um novo jogo) a pouco tempo. Conheci o [SNES] Demon's Crest (estava querendo conhecer a um bom tempo, esperei, comprei o original e conheci no SNES. Não me arrependo), um jogo que ainda não tive tempo para jogar a sério, mas o que joguei eu gostei e muito, um belíssimo jogo. Falando em Demon's Crest...

Conheci quando comprei



A verdade é que esse ano tive coragem de acreditar na palavra de muitos e só conhecer no próprio console. Todos sabem que sou um dos caras mais pão-duros deste mundo, mas eu tive a coragem de gastar o meu dinheiro para comprar algo que definitivamente não sabia se iria gostar ou não!

Demon's Crest

Mas podem ter certeza que o preço que paguei, é muito menor do que se costuma achar por aí, e todas as formas, saia ganhando sempre, e foi assim que comecei a minha coleção, comprando as coisas de forma baratas, quando menos esperava, mais oportunidades boas apareciam, claro que algumas dessas me escapavam (e sempre me vêm sentimentos diferentes quando lembro de cada uma delas), mas a verdade é que a maioria sempre me veio parar em mãos... e acabar com o meu bolso.

Foi assim com o citado Demon's Crest, o mesmo aconteceu (todos os jogos citados são do SNES) com Pop'n Twinbee (esse eu demorei para descobrir que tinha Twinbee no nome), Kid Klown in Crazy Chase, Super Aleste, Obitus (que odiei por sinal, já não se encontra mais entre os colecionados!), Ys III - Wanderers from Ys (comprei em japonês, quero trocar mas todo mundo quer a americana também), Xardion, Super Punch-Out!! e provavelmente mais alguns títulos que não vem a mente agora.

Photobucket
"[SNES] Obitus: Ainda bem que já está morto."

Não que isso seja algo que recomendo que façam, mas confesso que é divertido sim, cria um suspense maior. O que não faço é jogar, mas vejo a opinião de jogadores, só compro algo sem saber nada se for barato, como foi com o Obitus, aquela desgraça do SNES.

Joguei muito



A verdade é que sempre tem aqueles jogos que a gente joga muito durante o ano, lembro claramente de ter jogado todos os dez primeiro dias o [SNES] Wild Guns quando comprei ele original, foi uma das minhas melhores aquisições do ano, pois ele me divertiu bastante e ainda me diverte muito para falar a verdade...

Wild Guns

[SNES] Rock'n Roll Racing e [SNES] Mighty Morphin Power Rangers - The Movie (que o Fernando Ross me mostrou) foram outros dois que joguei consideravelmente também, que comprei no mesmo pacote do Demon's Crest e do [SNES] Castlevania Dracula X (este, disponível para troca e venda).

Final Fantasy VII, o único RPG que joguei no ano, me divertiu também (por pouco mais de um mês inteiro), eu sou um cara que não gosta de 3D, mas tive a santa paciência para jogar um RPG em 3D! Isso já foi uma evolução dado que minhas semelhanças com o Cranky Kong são notáveis. O jogo é bom, mas ainda prefiro Super Mario RPG, meu segundo RPG preferido. [PSX] Suikoden II ou [SNES] Final Fantasy IV é o próximo da lista.

Joguei bastante [SGX] Daimakaimura também, passei da primeira fase um dia desses aí, e nada além disso. [SNES] F-Zero também me divertiu desde o ano passado, prefiro ele ao babado [SNES] Top Gear, foi o jogo de corrida que mais joguei, mais do que (algum) Mario Kart.

Photobucket

O Mega Drive, como fica?



Eu teria jogado e comprado mais coisa de Mega Drive se tivesse um controle que funcionasse, o pior de tudo é que comprei uma meia dúzia de títulos (só lembro do Strider e do International Superstar Soccer Deluxe - este último eu tinha, mas estava junto com o que roubaram, era mais bonito que este meu atual) esse ano também, teve época (creio que foi no ano passado), lembro bem, que a minha coleção de Mega Drive era maior que a de Super Nintendo!

Mas desde que meu antigo Mega Drive foi roubado no Ressaca Friends junto com meus controles bons, eu deixei de comprar muita coisa do sistema por causa disso, aí o Super Nintendo passou fácil e reinou supremo aqui em casa. Não arranjei controles até hoje, o Master System está numa situação parecida.

E por fim...



Falei tanta coisa que duvido que alguém tenha paciência para chegar até aqui, mas os que chegaram, fica aqui meus parabéns pela paciência pastoral! Também meu muito obrigado.

O ano de 2011 foi bom sim, pelo menos na parte que lhes interessa, meu cabelo ficou enorme (e será vendido dia 27, o dinheiro será a entrada no pagamento do PC Engine), conheci pessoas sensacionais, jogos fodas e jogos horríveis (o que faz parte, lógico), além da minha coleção finalmente tomar uma cara de coleção mesmo.

E é só, voltemos agora à Cruzada 32X...

Blogs participantes



Dá uma olhada aí no pessoal que está participando deste meme!

Marvox Brasil
Canal Primastart
Fórum Retro Games Brasil
Retroplayers
Gagá Games
Passagem Secreta
Blog do Kyo
Glstoque
Game Sênior
Cosmic Effect
Gamer Caduco
The Twosday Code
Relíquias do Mame
Shugames
Meio Orc
Santuário do Mestre Ryu
Memórias de Um Lobo de Madeira
Olha Mãe Meu Blog de Video Games
Alforje
How Far You Can Get
Super Controle Podcast
Game Genius
Game Play Blog
Stage Bonus
Vão Jogar!
Museu dos Games
Blog Edi (FZ2D) Retro Reviews

(Depois prometo que dou uma organizada na lista, sério!)

Até mais,
Wolfwood