17 de maio de 2010

Simplificação de HTML manualmente: páreo duro




Como sou um cara chato demais, venho aqui mais uma vez falar de um tema que não vai interessar a ninguém, mas que achei legal e decidi postar aqui para vocês apesar de tudo.

Acontece que mais uma vez em minhas aventuras (por vezes, verdadeiras jornadas), me deparei com uma dificuldade, na verdade, algo que me propus a fazer que nunca havia feito antes. Aparentemente, foi algo que não mudou merda nenhuma nada, mas em termos de conhecimento, valeu a pena.

Ok, mas que bodega é essa?! Se trata de simplificação de textos na formatação HTML, a formatação usada em blogs e em alguns sites de internet, sendo inclusive a formatação que uso aqui (lembrando que o Blogger usa um sistema XHTML, que é a mistura de HTML com XML) - sendo que faço meus posts direto do HTML, para ter certeza da economia de espaço, sou pão-duro até na hora de postar.

Tá, e o kiko? Pra que diachos serve isso?! Ter a menor quantidade de tags em HTML auxilia a organização do texto, além de ficar mais fácil de identificar algum erro no texto (seja na formatação em si, ou no texto propriamente dito), pois o texto será menor e mais limpo. Isso sem contar que ainda economiza espaço.

Já entendi, mas por que você isso? Pra que diachos você iria querer simplificar um texto em HTML?! O ROMHack não é meu único hobbie, fiz isso para a DS Party, que é outro grupo que colaboro, sendo que essa simplificação foi feita na barra de eventos, na qual me propus organizá-la e atualizá-la, já que estava vendo que não estava colaborando muito com o site.

HTML_2

Ok, chega de bobalheiras e nos diga: O que tem de tão tenebroso nessa bagaça para você vir aqui falar com a gente?! O serviço é algo complicado, mas que segue um sistema, um tanto interessante por sinal, pois você pode perceber o quanto usar o blogger sem ser diretamente pelo editor HTML pode fazê-lo perder espaço, pois dependendo do que fazer, você será redundante, e esse script que reduzi era muito, tinha situações em que havia pelo menos 4 coisas indicando a mesma coisa.

Será que dá para você parar de ficar enchendo linguiça e falar logo como que foi esse bagulho manolo? Ok, vamos falar como foi essa experiência. Já disse que foi um tanto trabalhoso, mas como seguia um sistema, não foi tão difícil de pegar a manha e terminar sem grandes problemas ou dificuldades no caminho, só um bocado de atenção para copiar corretamente o texto e no manuseio das tags.

A simplificação de HTML é muito útil, pois facilita a organização e representação de dados, além de haver mais facilidade em constatar bugs e retira redundâncias desnecessárias no texto.

No caso do texto que simplifiquei, o texto estava tão cheio de lixo que era impossível tentar simplificar aquilo na marra, ou seja, tive de re-escrever todo o texto novamente, substituindo as tags. Para vocês terem uma ideia de como o texto era cheio de lixo, observem:
Texto original;
Texto simplificado.

A princípio, pode não parecer muita diferença, mas se você quiser ver mesmo a diferença, jogue os dois textos no bloco de notas, e se preferir, coloque Quebra de linha automática, aí você vai ver como a simplificação diminui os textos, fora que a organização fica muito melhor que a original.

Para vocês terem uma ideia da diferença, o original ocupava "somente" 17.596 caracteres, enquanto o novo, simplificado, mais organizado em quesito de HTML, e igual com o HTML interpretado, tem somente 7.716 caracteres, ou seja, quase 10.000 caracteres foram retirados do texto, caracteres redundantes, que não acrescentavam nada ao texto, agora dá para ter uma noção da diferença que isso faz?

Para quem quiser conferir, segue abaixo os dois textos, caso vocês duvidem de mim:
Texto original;
Texto modificado.

Quem quiser arriscar a contar, fiquem a vontade.

Por enquanto é só isso, em breve voltarei com mais novidades e/ou futilidades para vocês, aguardem! Espero que não me apedrejem por ter postado um assunto mais nerd do que o habitual.

Até mais,
Wolfwood