14 de janeiro de 2011

Escândalo da Juventude ou... meu herói?



Seishun Scandal

Saudações caros leitores deste humilde blog que está com mais poeira do que meu quarto. É certo que faz muito tempo que não escrevo aqui, porém, tenho as velhas desculpas da falta de tempo e paciência, pois falta de assunto não é uma desculpa válida.

Vou deixar o post grande e clássico para outrora, enquanto hoje vou falar de um jogo que conheci a pouco através de meu colega e acionista em 5% neste blog, o Mario Toledo, enquanto o jogo em questão é o Seishun Scandal (nome japonês) ou My Hero (nome americano). Meu colega Mario viciou nesse jogo, embora sempre soubesse que o mesmo era uma... ... ...uma bosta.

My Hero WTF

Fui jogá-lo também, joguei a versão do Master System, que é a mesma que o Mario joga, e realmente ali pude ver o quão bizarro era o jogo. Com gráficos bem simples (digo BEM simples mesmo, o Master System suportava mais do que aquilo que mostraram) e uma música viciante, o jogo mostrou o seu poder de... ... ...de bosta.

Seishun Scandal
"Depois falam que
a vida é mole
"

Essa gif representa as cenas que você mais irá ver no jogo: o cara sequestrando sua namorada na sua frente, em seguida vem um monte de caras que lhe atacam e depois de lhe acertarem 3 vezes aparece a famosa tela de Game Over.

Depois de inúmeras tentativas, consegui chegar no chefe, e derrotá-lo:

Seishun Scandal Seishun Scandal
"Rá! Peguei você seu punk maldito!"

Porém, o jogo se inspirou em Mario Bros, utilizando algo mais sanageiro que o clássico "Thank you Mario! But our princess is in another castle!", que foi você resolver dar uma de bonzinho e tentar consolar o cara que sequestrou sua namorada enquanto a mesma fica toda feliz ao seu lado, e como não poderia deixar de ser, acontece o seguinte:

Seishun Scandal
Bancar o bonzinho dá nisso...

Aí começa tudo de novo, numa fase praticamente IGUAL a primeira, mas descobri que ela é diferente, hum...

Parece que ao todo há quatro fases nesse jogo (cada uma com o mesmo punk de chefe no final), e depois que você termina a quarta fase, volta para a primeira... O Master System não merecia uma coisa dessas, pô Sega, podia ter dado mais valor ao seu precioso console 8 bits.

Agora falemos das diferenças entre a versão japonesa (Seishun Scandal) e americana (My Hero):

Seishun Scandal My Hero


Pronto, passemos para o próximo tópico.



Como podem ver, está escrito na tela de abertura que o jogo foi reprogramado em 1986 pela Sega para que houvesse uma versão no Master System, já que o jogo foi lançado em 1985 pela Coreland para algum sistema desconhecido... hum, informação interessante.

A primeira que passou pela minha cabeça foi "Caralho, se essa versão é uma droga, imagina a primeira versão?", então decidi ir atrás dessa primeira versão desse jogo infeliz cuja alcunha é Seishun Scandal (ou My Hero).

Descobri através de minhas fontes de pesquisa, que essa versão feita pela Coreland em 1985 foi lançada para algum obscuro Arcade da Sega da época, informação que não consegui encontrar com precisão, mas o que importa é que descobri que o jogo estava disponível para jogar no MAME (Multiple Arcade Machine Emulator), onde pude testá-lo (por sinal, foi minha primeira tentativa bem sucedida na utilização do MAME) e retirar alguns dados para a minha pesquisa.

A verdade é que a versão de Arcade é melhor em todos os aspectos se comparado a versão de Master System, além de ser bem mais jogável, pois na versão do Arcade não tem armadilhas sacanageiras ao ponto de você levantar da cadeira e falar "Jogo do caralho", ainda mais se estiver entre amigos. A versão Arcade é muito mais "jogo" do que a versão do Master System, sem dúvidas.

Seishun Scandal
Chuta, chuta, chuta, chuta.

Porém, o mais impressionante dessa versão está no final da primeira fase, após derrotar o punk doidera que sequestrou sua namorada, onde acontece uma coisa que ninguém imaginaria, confiram:

Seishun Scandal
Uou! Por essa ninguém esperava!

Isso mesmo, aparece um samurai do além, que sequestra sua namorada e a leva para o seu mundo, e claro que você vai atrás dele e agora tem que enfrentar os seus servos, que ao invés de serem bandidos mal encarados, são ninjas, isso mesmo, ninjas!

Seishun Scandal
"Oh shit! Ninjas!"

Isso é muito estranho... por que esses caras querem tanto sua namorada? Será que ela faz parte de uma experiência bem sucedida de aumento de prazer na cama ou algo assim? Ou será que essa dimensão é tão precária que o número de mulheres bonitas é tão baixo que eles precisam disputar a esse ponto? Daria para fazer uma boa história com isso se esse jogo não fosse de Arcade e se não tivessem tirado essa característica marcante na versão de Master System (que é só o Punk for eternity).

Seishun Scandal Seishun Scandal
Pô, sacanagem um troço desses!

Mas claro que a versão do Arcade não tem só isso, tem algumas outras inovações como o seu companheiro que pode ajudá-lo (ele está amarrado com cordas, sendo arrastado por um cara mal encarado, se você consegue soltá-lo, ele lhe segue e lhe ajuda, mas é muito difícil controlar os dois ao mesmo tempo) e a bola de fogo "anda logo, mizifi", que aparece do além se você ficar parado por muito tempo em algum lugar, pois os jogos de Arcade daquela época não podiam ter períodos em que os personagens ficassem parados, fizeram isso propositalmente, de forma que isso induz o jogador a evitar ficar em um mesmo local por muito tempo, mas claro que não é tão rápido assim que ela aparece, demora uns 15 / 20 segundos.

Seishun Scandal Seishun Scandal
À esquerda, a bola de fogo "anda logo, mizifi!"; À direita, Eu e eu rosa - controlo ambos ao mesmo tempo.

Claro que a possibilidade de jogar com dois personagens simultaneamente nos dá a possibilidade de fazer algumas coisas engraçadas, embora seja bastante difícil controlar os movimentos, ainda mais quando o personagem rosa só tem uma vida, quando ele morrer, morreu, se bem que ele não ajuda muito mesmo.

Seishun Scandal
"Fuuuuusão! RÁ!"

Enfim, não há muito mais o que falar sobre os jogos, grande parte vocês entendem por si mesmo, analisando as fotos ou jogando mesmo. A versão do Arcade realmente vale a pena ser jogada, eu não cheguei no Samurai, mas foi por falta de tentar mesmo, fico só imaginando quem seria o 3º homem a sequestrar...

Tirei algumas imagens dos jogos, no qual vou fazer questão de colocá-las abaixo, não deixe de conferir!



Versão Master System:

Seishun Scandal Seishun Scandal
Seishun Scandal Seishun Scandal
Seishun Scandal Seishun Scandal
Seishun Scandal Seishun Scandal

Todas as fotos aqui



Versão Arcade:

Seishun Scandal Seishun Scandal
Seishun Scandal Seishun Scandal
Seishun Scandal Seishun Scandal
Seishun Scandal Seishun Scandal

Todas as fotos aqui

Até mais,
Wolfwood


13 comentários:

  1. 5%, sério ¬¬ ? Tudo isso ¬¬ ?

    Preciso jogar a versão arcade... a versão Master System me faz querer a morte T.T

    ResponderExcluir
  2. Parabéns véio, muito bom o texto, muito bem escrito, muito bem humorado, e muito bem detalhado! Eu gosto quando os textos deixam meio de lado a parte técnica e partem para a análise mais bem humorada e nostálgica assim como este seu.

    Eu não conhecia o seu blog véi, mas quando vc escrever mais, twite que eu repasso ^^

    ResponderExcluir
  3. EU tinha o jogo no Master System com o nome de "Gang's Fighter", e eu gostava ._.

    ResponderExcluir
  4. haha, muito boa a postagem, esse jogo eu não conhecia. Parece "bom" haha. Muito cômico o post, parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Sabat: Opa, que isso, é uma característica nata da maioria dos meus textos, ainda mais quando são colocados aqui no meu blog.

    AZUREUS: Gang's Fighter é o nome errado que davam ao jogo, o nome original é My Hero na América e Seishun Scandal no Japão.

    Décio Kbção: O jogo é um "bocado" de bão, pode ter certeza. =P

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Lobim, vou jogar agora, fiquei curioso pra ver quem é o terceiro e quarto chefes e se volta desde o começo depois de virar :D

    ResponderExcluir
  7. Arrasô no escrevimento sobre um jogo desconhecido! Nunca vi esse negócio, achei até interessante.
    Parabéns pelo bom texto.

    ResponderExcluir
  8. Geralmente eu nunca leio um texto seu até o final. Mas gostei bastante desse parabéns!

    ResponderExcluir
  9. hahaha eu tambem jogava o "gang's fighter" no master system... eu lembro que na época era esse e um tal do "nuclear creature" (que tem como nome verdadeiro "transbot") estavam na promoção na casa e video por um valor de sei lá, 10 reais ai o meu amigo comprou esse e eu comprei o "transbot" que era um joguinho de nave (bem mais divertido que esse por sinal...) mas eu vou dar uma olhada nesse no mame...

    ResponderExcluir
  10. Curti muito o texto e conhecia o jogo Arcade, ja o master é novidade!!

    ResponderExcluir
  11. Esse sim é um jogo filho do tinhoso!!

    ResponderExcluir
  12. Vendo esse jogo, me fez lembrar que eu ainda tenho que fecha-lo.
    Vou pegar meu antigo master System e mete fogo no controle de tanto perder. \o/

    ResponderExcluir
  13. Caraca caraca eu joguei esse jogo exatamente no meio do ano passado... não viciei porque era emulador e meu pc queimou u.u shaushuas

    ResponderExcluir