4 de janeiro de 2010

Traduções lançadas: [SNES] Final Fantasy VI



Não, nunca lancei uma tradução de Final Fantasy VI (talvez algum dia comece uma), apenas anuncio que lancei um desafio para mim: Vou zerar todas as traduções do jogo feitas para o português lançadas.

Ao todo serão jogadas quatro versões:
- Final Fantasy III* traduzido por Arashi (versão 1.11) do grupo GTP (Grupo de Traduções Portuguesas) para o Português de Portugal.
- Final Fantasy III* traduzido por Exdeath e Dark-Mage (versão 40%) do grupo Portrad para o Português de Portugal.
- Final Fantasy III* traduzido por Sandman (versão 0.75) do grupo Emuroms para o Português do Brasil.**
- Final Fantasy III* traduzido por Sandman (versão 0.90) do grupo Emuroms para o Português do Brasil.**

* Final Fantasy III é o Final Fantasy VI americano. Foi besteira da Square americana, que pulou do III direto para o VII.
** Embora sejam duas versões da mesma tradução, há diferenças, pois a versão 0.75 não contêm com os itens traduzidos, enquanto na versão 0.90 contêm parte dos itens traduzidos.

----------------------------------------------------------------

Qual é o meu objetivo com isso? Existem vários, vou citar alguns:
- Consagrar as traduções lançadas.
- Analisar e fazer uma crítica construtiva sobre elas.
- Mostrar como me senti ao jogar essas traduções.
- Ver se o próprio jogo em si é bom. (o que no caso do Final Fantasy VI tenho certeza que é bom, ou melhor, que é perfeito)
- Mudar um pouco a minha rotina e conhecer melhor os jogos e as traduções lançadas.

O emulador usado nos testes será o Snes9x 1.43 BR. Pretendo futuramente migrar para o bsnes, emulador novo que quase ninguém conhece mas que tem apresentado ótimos resultados, só não começo a usar ele porque pelo menos nesse jogo ele há umas leves travadas no som do jogo, e uma das coisas que mais gosto nesse jogo depois da Celes é a música, e só por causa disso vou preferir usar o emulador citado.

Em breve postarei com meus primeiros avanços no jogo, já estou com todo material preparado aqui, as 4 traduções. Tenho certeza que vou gostar muito disso.

----------------------------------------------------------------

Acabou de sair uma tradução para o jogo Choplifter de Master System feita pelo Renix, que já havia lançado outras traduções de Master System antes, sendo assim, ruim não deve estar. Como vocês devem saber, eu sou um amante da série, não é toa que já traduzi dois jogos da mesma. Quem quiser conferir e baixar o patch, clique aqui.

Creio que por enquanto é só isso.

Até mais,
Wolfwood