16 de agosto de 2009

Arkanoid, GameStark, Super Mario World, novos membros e anúncio da 2ª Semana Makako



Olá, leitores de meu humilde blog de ROMHacking, tradução e variados. Depois da última postagem, falando sobre o último dia da 1ª Semana Makako, venho aqui para fazer-lhes mais uma postagem.

Vou começar falando sobre os novos membros da Monkeys Traduções, o grupo de ROMHacking da cena brasileira em que participo. Depois do falecimento de um dos nossos membros mais queridos e mais populares, Heero Yui, nós, da Monkeys, continuamos a nossa vida, porque, a morte é algo natural, e um dia acontecerá com todos, e convidamos alguns freelancers (tradutores sem grupo) para participar do grupo. De cinco pessoas, três delas aceitaram, trata-se de Caws, Samus e Ramom_Uchina, os outros dois que recusaram poderão, futuramente, entrar no grupo. Um deles não aceitou, ao meu ver, por pura frescura; o outro está sem computador no momento e o acesso dele é totalmente limitado, a vida dele está também corrida, já que ele vai se casar em breve. Em breve, a Monkeys Traduções fará mais uma reunião, e nesta reunião, além de decidir assuntos internos (site, projetos, etc.), também vai decidir outros freelancers que tem se destacado atualmente para receber um convite para participar do grupo.

Antes de começar a falar dos projetos, venho aqui dizer uma notícia que pode ser considerada mais como uma "curiosidade" ou até mesmo "assunto pessoal". Heero Yui era uploader de um site com ROMs, ISOs, filmes, etc, o nome do site é Game Stark. Ele e o dono (Rigoni), eram os únicos que estavam ativos e que upavam alguma coisa no site, com a morte do Heero, o site ficaria bastante desatualizado porque o Rigoni têm pouco tempo para upar coisas lá. Vendo isso, como eu sei que o Heero adorava aquele site, falei com o Rigoni depois de um tempo do acontecimento, e falei que poderia dar uma mão pra ele no site enquanto ele não encontrasse alguém com capacidade para ajudá-lo. Ele aceitou e me colocou como uploader de lá, inclusive já andei upando uns ROMs traduzidos de Nintendo DS. Não vou negar que sinto meio que "roubando" o lugar do Heero, já que era para ELE estar ali, mas também não vou negar que sinto alegria por alguém de confiança dele preencher uma vaga que ele não poderia mais preencher, até porque, a "vaga" dele, infelizmente, estava aberta para qualquer um, como o próprio Rigoni me disse. Segue o link do site da Game Stark: http://www.gamestark.org/.


----------------------------------------------------------------


Agora, vamos falar dos meus feitos no ROMHacking desde a 1ª Semana Makako.

Vou começar falando sobre o Super Mario World, do sistema Super Nintendo. Um amigo meu, o Samus (nota: O projeto foi lançado antes dele entrar na Monkeys Traduções), começou um projeto de um Hack (que ainda não foi lançado) do Super Mario World, e o tema dele ainda é secreto para o público. Com isso, surgiu a ideia de traduzir o jogo original, já que não haviam traduções decentes para ele, mesmo com o enorme acervo de ferramentas de edição do jogo. Ele traduziu o jogo, eu revisei os textos e ajudei ele com a adaptação dos nomes das fases. Foi um serviço rápido, já que o jogo não tem muitos textos, o mais difícil foi fazer a adaptação de alguns nomes. A tradução foi lançada já faz alguns dias, e você pode pegar o patch neste tópico do Fórum Unificado de ROMHacking e Tradução.

Agora, vou falar um pouco sobre o Arkanoid. Não posso falar muito, porque é mais uma surpresa que estou preparando, mas só digo uma coisa: quem é fã do jogo, vai adorar. Pra quem não sabe Arkanoid é um jogo tão clássico e popular quanto Tetris.

Pois bem, agora vou falar algo muito legal e proveitoso: O anúncio da 2ª Semana Makako! Sim, depois de ter feito a experiência à poucas semanas atrás, resolvi fazer a Semana Makako mais uma vez, e desta vez, será muito mais proveitosa, porque tenho menos tempo nas férias do que quando estou em período de aula! As minhas aulas começam amanhã, juntamente com a Semana Makako, e acho difícil ter de adiar algum dia, mas pode acontecer, não nego. Nesta Semana Makako, vou terminar algumas coisas que ficaram pendentes na 1ª Semana Makako e começar algo dos meus novos projetos, claro.

Até mais,
Wolfwood